top of page

Instalação do Ubuntu 20.04 Desktop no Virtual Box

  • Foto do escritor: Rodrigo Saito
    Rodrigo Saito
  • 8 de jun. de 2022
  • 5 min de leitura

Tudo bem, pessoal?


A primeira pergunta seria, porque utilizar a versão 20.04 ao invés da versão 22.04 do Ubuntu? Apesar da versão do Ubuntu 22.04 ter saído recentemente, muitos softwares ainda precisam de um tempo para serem homologados. Por exemplo, no site da Microsoft, até o momento, não temos a instalação do SQL Server 2019 para a versao 22.04.


Então, faremos a instalação da versão do Ubuntu 20.04 LTS, para que essa máquina possa estar pronta para softwares homologados.


Para isso, é necessário fazer o download a ISO do Ubuntu.


Download do arquivo ISO do Ubuntu 20.04 LTS.


Vá no endereço abaixo e baixe o arquivo, para máquinas de 64 bits.

O arquivo baixado será o "ubuntu-20.04.4-desktop-amd64.iso" (feito em 08/06/2022)


Criação da máquina virtual no Virtual Box

Após a abertura do Virtual Box, deverá aparecer uma tela semelhante a figura abaixo:

Verifique se a versão utilizada por voce, não esteja tão desatualizada, pois isso também pode fazer com que algumas coisas na instalação de um SO (Sistema Operacional) possam ter diferença.


Para saber qual a versão do VirtualBox utilizado, vá no menu [Ajuda (H)] e [Sobre o Virtual Box...]


Atualmente estamos utilizando a versão abaixo:



Para iniciar a criação da máquina virtual, vá no menu [Máquina] / [Novo]



Escolha as configurações abaixo para que voce possa criar a sua máquina virtual. no campo [Pasta da Máquina] será onde o Virtual Box irá criar os arquivos de sua Máquina Virtual, portando provavelmente está o nome do seu usuário (escolha a qual melhor for para voce). Clique em [Próximo].

Configure a quantidade de memória RAM que a sua máquina virtual terá. Uma observação importante é se o seu host irá suportar a quantidade colocada abaixo no exemplo. Caso tenha 8 GB de RAM sua máquina física (seu host), é aconselhável que coloque a quantidade de 8 GB pelo menos para a instalação e depois diminua a quantidade que desejar. Coloque essa quantidade preferencialmente múltiplos de 1024 (sendo eles 2048, 3072, 4096 etc)


Outra coisa que voce deve-se atentar é se a aplicação que estará instalando nessa máquina virtual tem uma quantidade mínima de memória ram, a qual ela deverá ser respeitada, pois muitos softwares, não irão nem aceitar a instalação caso eles detectem uma quantidade menor. Clique em [Próximo]


Escolha o disco que deseja criar e clique em [Criar]



Escolha VDI (Virtualbox Disk Image), pois ele servirá para a maioria dos casos de uso para testes que fizemos no Virtual Box. Clique em [Próximo]


Escolha o armazenamento para ser dinamicamente alocado, para que o arquivo da máquina virtual seja consumido somente sob demanda. (o quanto ele irá precisando ser consumido, é o quanto ele irá crescer no Sistema Operacional do Host). Clique em [Próximo]


Defina o tamanho em que o disco poderá ter de limite de utilização. Como será apenas para fins de testes, nesse caso, coloquei somente 40GB. Clique em [Criar].




A infraestrutura da sua máquina foi criada!



Configuração de hardware para a máquina virtual


Tendo o arquivo ISO do download do Ubuntu em sua máquina, podemos iniciar a instalação do Sistema Operacional. Para isso, clique em configurações da estrutua da sua máquina virtual (símbolo dos tres riscos horizontais) e depois clique em [Detalhes].


No lado direito irá aparecer todas as configurações que foram feitas durante o processo de configurar a infraestrutura. Clique no ícone da engrenagem [Configurações].

Clique na aba vertical lateral esquerda [Geral], na aba horizontal [Avançado] e depois altere a propriedade do campo "Área de Transferencia Compartilhada" para [Bi-direcional]. Isso fará que o Ctrl+C e Ctrl+V funcione entre o seu host e a máquina virtual.


Caso tenha quantidade de processadores disponível, aumente para 2 (ou mais), pois isso ajudará a instalação ser mais rápida. Clique na aba vertical lateral esquerda [Sistema], na aba horizontal [Processador] e escolha a quantidade de CPU´s para a sua máquina virtual.



Selecione o arquivo ISO feito download da nova versão do Ubuntu 22.04. Clique na aba vertical lateral esquerda [Armazenamento], clique em vazio do campo [Controladora IDE] e depois clique em [Escolhe uma imagem de disco]


Geralmente o arquivo se encontrará na pasta downlods do Windows.


Após selecionar o arquivo ISO, será mostrado o arquivo como um disco IDE (como se estivesse inserido em um drive de CD-ROM)




Altere a sua placa de rede para [Placa em modo Bridge]. Isso fará que a sua máquina virtual fique com a mesma faixa de IP que o seu Host (máquina física). Clique na aba vertical lateral esquerda [Rede], clique em vazio do Conectado a e escolha [Placa em modo Bridge]


Na última etapa, desabilite a controladora USB. Clique na aba vertical lateral esquerda [USB], clique em em [Habilitar Controladora USB] para desmarcar esse campo. Finalize a configuração, clicando no botão [OK]



Clique no botão [Iniciar] do painel principal para começar a instalação.


Instalação do Sistema Operacional Ubuntu 20.04


Após ter iniciado a máquina virtual, voce pode clicar no [x] para fechar a mensagem do Auto-Capturar do teclado.


Preferencialmente, escolha a lingua inglesa (English), pois a grande maioria das instalações então em inglês. Caso aconteça de voce ter algum problema, ficará bem mais fácil de pesquisar o erro na internet. Clique em [Install Ubuntu]


Escolha o layout do seu teclado. Faça alguns testes para verificar se as teclas condizem com o que está sendo digitado.


Perceba que o botão [Continue] não aparece na tela.


Para ir para a próxima tela, clique em cima da tarja cinza do [Install] e arraste para a esquerda. Perceba que o botão [Continue] está aparecendo. (Repita esse processo para as proximas telas, para que voce possa continar os passos que a instalação exige)

Pressione esse botão para ir para a próxima tela.


Deixe selecionado o Normal instalation. Acerte a tela novamente para que apareça o botão [Continue] (pressione esse botão) e vá para a próxima tela.


Deixe selecionado [Ersa disk and install Ubuntu]. Acerte a tela novamente para que apareça o botão [Install Now] (pressione esse botão) e vá para a próxima tela.



Confirme com [Continue]


Escolha a região em que voce se encontra. Acerte a tela novamente para que apareça o botão [Continue] (pressione esse botão) e vá para a próxima tela.


Coloque o seu nome de exibição na tela inicial de inicialização do Ubuntu (campo [You Name]), digite um nome para a sua máquina virtual (campo [Your computer´s name]), um [username], uma senha (campos [Pick a password] e [Confirm your password]) que tenha pelo menos uma letras maiusculas e minusculas, um caracter especial e digitos numericos. Nesse caso dessa instalação, foi colocada a senha "Abc@123" (sem aspas).

Acerte a tela novamente para que apareça o botão [Continue] (pressione esse botão) e vá para a próxima tela.


Aguarde até que a instalação finalize.


Finalize a instalação reiniciando a sua máquina virtual.



Pressione [ENTER] para continuar.



Entre com a senha que foi definida na instalação e clique em [Skip] para não se conectar os serviços online.


Clique em [Next] para que voce receba as atualizações online


Clique em [Next] para que seja enviado melhorias para o Ubuntu.


Clique em [Next] para manter a sua privacidade de localização.


Clique em [Done] para finalizar as etapas de configuração.


Clique em [Install Now] para fazer as ultimas atualizações do Ubuntu. Digite a sua senha para que o Ubuntu consiga prosseguir com as instalações.


Reinicie para que as atualizações possam ser efetivadas.


























Comments


Nunca perca um post. Assine agora!

Caso queira receber noticias sobre o blog, assine!

© 2022 por datalib

  • Ícone do Facebook Cinza
  • Ícone do Linkedin Cinza
bottom of page