Para que serve o Snapshot do Virtual Box?
- Rodrigo Saito
- 7 de jun. de 2022
- 2 min de leitura
Existe uma função do virtualbox (e da maioria dos virtualizadores) que é a de fazer o Snapshot.
Devemos pensar que o Snapshot é um recurso preventivo, a qual devemos fazer antes de fazer por exemplo, a instalação de um serviço ou um software em nosso sistema operacional que está funcionando.
O Snapshot serve para que seja feito um "freezing point" de sua atual situação da máquina. Caso dê algo de errado, ela pode ser revertida até esse ponto.
Temos grandes vantagens de utilizar esse recurso! Em vez de ter que reinstalar o seu sistema operacional por completo, voltamos ao ponto anterior, economizando muito tempo com a reinstalação,
A utilização do recurso é muito simples! No virtualbox, vá em cima dos 3 pontos e traços de sua máquina virtual (que voce deseja fazer o snapshot) e clique em [Snapshot]

Clique em cima do ícone de máquina fotográfica com o sinal de +.

Coloque um título e uma descrição de como está atualmente sua máquina virtual para que voce possa se lembrar desse ponto de congelamento.

Observe que agora, na máquina virtual criada, há uma hierarquia onde o Snapshot criado é anterior ao Estado Atual.

Dessa forma, voce pode suas diversas instalações ou remoções de software, e caso algo dê errado, voce tem fazer a reversão a partir desse ponto.
Apagar e restaurar um Snapshot
Quando voce aponta para um dos Snapshots feitos, é possível verificar que os ícones [Apagar] e [Restaurar] estão habilitados. Dessa forma voce pode fazer com que seu snapshot seja apagado ou restaurado.

É possível fazer várias hierarquias de Snapshots. Quando mais Snapshots criados, o seu consumo em disco também aumentará. Portanto, uso com moderação e vá controlando a quantidade de Snapshots feitas por máquina virtual.
Esperamos que essa dica tenha sido útil!
Até breve!
Comments